tratamento de oclusão venosa de retina em curitiba

Você já ouvi falar em oclusão venosa da retina (OVR)? Tratamento e especialista em Curitiba

A oclusão venosa da retina ou OVR é uma obstrução ou bloqueio de uma ou de várias veias que tem por função irrigar a retina, levando oxigênio e nutrientes.

A OVR é um distúrbio vascular comum da retina e uma das causas mais comuns de perda da visão no mundo, a segunda causa mais comum de cegueira por doença vascular da retina, perdendo apenas para a retinopatia diabética.

Entenda a doença

A OVR é normalmente causada pelo endurecimento das artérias e pela formação de coágulo sanguíneo no olho. Podemos destacar como fatores de risco para o desenvolvimento da oclusão venosa, a diabetes, pressão arterial alta, problemas de coagulação sanguínea, aterosclerose e outras condições oculares, como edema macular, glaucoma ou hemorragia vítrea.

ORVR e OVCR

A oclusão venosa de retina pode ser de dois tipos: ORVR e OVCR, que variam de acordo com a veia obstruída.

  • A oclusão de ramo da veia da retina (ORVR) acontece quando há uma obstrução de uma ou de mais de uma ramificação da veia central da retina.
  • A oclusão da veia central da retina (OVCR) ocorre quando a obstrução se dá na veia central da retina.

Sintomas da oclusão venosa de retina

A oclusão venosa de retina é mais comum em pessoas com 65 anos ou mais, a gravidade pode variar. Os sintomas mais comuns da OVR são a visão turva ou desfocada em um olho ou nos dois olhos, normalmente esses sintomas são indolor e podem acontecer de forma repentina ou ir piorando com o passar das horas do dia.

Em alguns casos a perda súbita e grave da visão pode vir acompanhada de uma pressão bem dolorosa nos olhos. A oclusão venosa pode ter uma evolução rápida e levar o paciente a perda da visão

O Dr. Alexandre Grandinetti médico oftalmologista especialista em cirurgia de retina na cidade de Curitiba, faz o alerta – é importante que ao primeiro sinal dos sintomas o paciente procure um médico oftalmologista para que seja realizado o diagnóstico da doença e seja dado início ao tratamento correto.

Diagnóstico

O diagnóstico da oclusão venosa só é realizado após um exame completo de olho, por isso destacamos a importância de uma acompanhamento de um médico oftalmologista.

Descobrir o que causou o bloqueio do vaso sanguíneo é o primeiro passo para o tratamento após o diagnóstico.

Infelizmente o bloqueio causado pela OVR pode não ser revertido, mas existem tratamentos que podem atenuar ou impedir a progressão da perda de visão e, em alguns casos até recuperar uma parte da visão que havia sido perdida.

Especialista em Curitiba

Para maiores informações, entre em contato com Dr. Alexandre Grandinetti.

CLIQUE AQUI PARA AGENDAR SUA CONSULTA

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *