Retinoblastoma

Retinoblastoma

Podendo ser ou não hereditário, o retinoblastoma é a principal causa de câncer ocular entre crianças, sendo ocasionada devido a uma mutação no cromossomo 13, que é responsável pelo desenvolvimento de um tumor maligno na retina.

O principal sintoma da doença é a leucocoria, que é um reflexo branco que se torna visível quando uma luz artificial incide através da pupila. Outros sintomas podem incluir o estrabismo, a deformação do globo ocular e baixa visão.

A condição costuma se manifestar nos primeiros anos de vida da criança, sendo que ela pode ocorrer em um ou em ambos os olhos.

O Retinoblastoma pode ser diagnosticado por um neonatologista ainda na maternidade ou através do teste do reflexo vermelho. Quanto antes o diagnóstico, maiores as chances de tratar com sucesso.

Atualmente, a maioria dos casos é curável com radioterapia, quimioterapia e tratamentos que consistem em aplicação de laser. Tais procedimentos têm apresentado bons resultados. No entanto, nos casos mais delicados da doença é necessário a retirada do globo ocular (enucleação).

Havendo qualquer suspeita da doença, vá imediatamente a um oftalmologista. Não deixe de comparecer regularmente a um especialista.

Para maiores informações entre em contato com Dr. Alexandre Grandinetti.

Especialista em Cirurgia de Catarata, Retina e Vítreo (CRM 19.607)

Agendamento de Consultas:

Telefone: (41) 3310-4284

Whatsapp: (41) 99173-2025

 

Instagram e Facebook: /dr.alexandregrandinetti

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *