Oclusão de Retina - Tratamento com Especialista em Curitiba

Oclusão de Retina – Tratamento com Especialista em Curitiba

A oclusão central da retina ocorre em decorrência do bloqueio do fluxo sanguíneo na artéria central da retina, que pode ser devido à embolia ou trombose, provocando a perda da visão súbita, de forma indolor, unilateral e normalmente grave.

A obstrução pode afetar um ramo da artéria retiniana, assim como a artéria da retina.

O Dr. Alexandre Grandinetti é médico oftalmologista, realiza seus atendimentos em Curitiba e tem vasta experiência em cirurgias de retina. O médico explica que quando ocorre a oclusão, o sangue que normalmente chega na artéria não tem para onde ser drenado, pois a veia está obstruída. Logo esse sangue começa a extravasar para dentro do tecido da retina, gerando uma hemorragia e um edema do tecido retiniano, o que causa a diminuição da visão.

Sinais e sintomas da doença

Geralmente os sintomas da oclusão são silenciosos e causam a cegueira de forma súbita, sem dor e normalmente de forma unilateral.

A pupila pode ter uma resposta ruim à luz direta, mas contrai de forma brusca quando o outro olho é iluminado. Em casos mais graves da doença, o exame de fundoscopia mostra o fundo ocular opaco e pálido com mancha vermelha.

Diagnóstico

Assim que o paciente apresenta algum dos sintomas como perda da visão, de forma indolor e grave, alguns exames podem ser utilizados para o diagnóstico. A fundoscopia normalmente é o exame que confirma a presença da doença, e o exame de angiofluoresceinografia é realizado para mostrar a ausência de perfuração da artéria que foi afetada.

Com o diagnóstico da doença, pode ser realizada uma ultrassonografia e ecocardiografia com Doppler da carótida para identificar uma fonte embólica, para que com isso uma embolia posterior ainda possa ser evitada.

O risco de acidente vascular encefálico é maior após ter uma oclusão da artéria, sendo assim os pacientes devem ser rapidamente avaliados, semelhante ao de pacientes que sofreram acidente vascular encefálico ou ataque isquêmico transitório.

Tratamento da Oclusão de Retina em Curitiba

É indicado um tratamento imediato em casos de oclusão, ainda dentro das primeiras 24 horas que os sintomas foram percebidos.

São iniciados alguns tratamentos, como a redução da pressão intraocular, massagem digital intermitente sobre a pálpebra fechada para deslocar o êmbolo, reduzindo assim a área de isquemia na retina.

No entanto, os tratamentos para a oclusão da artéria retiniana raramente apresentam resultados satisfatórios para a melhora da acuidade visual.

Para maiores informações, entre em contato com Dr. Alexandre Grandinetti.

CLIQUE AQUI PARA AGENDAR SUA CONSULTA

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *