Conheça as principais doenças que podem ser tratadas em Curitiba e o valor para tratamentos de retina

Conheça as principais doenças que podem ser tratadas em Curitiba e o valor para tratamentos de retina

Conheça as principais doenças que podem ser tratadas em Curitiba e o valor para tratamentos de retina

 

A retina é uma membrana responsável por revestir a superfície interior do globo ocular, sendo composta, basicamente, de células nervosas, responsáveis pela transcrição dos fluxos luminosos para o cérebro.

Devido a sua importância, qualquer doença que surja na retina pode ser extremamente perigosa para a visão, podendo causar uma cegueira.

As principais doenças de retina são:

 

Descolamento de Retina

O descolamento da retina ocorre quando esta parte de solta do globo ocular, gerando sintomas como flashes de luz, sombras na visão, vista embaçada, moscas volantes e perda progressiva da capacidade de enxergar.

A condição pode causar uma cegueira caso não seja tratado imediatamente, por isso, é importante ir ao médico assim que sentir os primeiros sintomas.

A doença pode ser corrigida por meio da vitrectomia (utilizando microincisões com instrumentos cirúrgicos), retinopexia (via implante de silicone) ou retinopatia pneumática (com gás para exercer pressão no globo ocular), dependendo do tipo de descolamento.

 

Moscas Volantes

As moscas volantes são células especiais que se formam no interior do olho, formando as manchas ou nuvens que parecem estar na frente da vista, podendo ser ocasionado por descolamento vítreo, cirurgia de catarata, inflamação ocular ou miopia.

Geralmente, as moscas volantes desaparecem ou diminuem com o tempo, por isso não é necessário nenhum tratamento. Porém, caso haja dificuldades para enxergar, é possível a correção via vitrectomia pars plana.

 

Buraco Macular

O buraco macular é um furo que se desenvolve na mácula, região central do olho, responsável pela formação de cores e de detalhes na visão.

A condição ocasiona sintomas como perda de visão para longe, dificuldades na leitura e uma mancha acinzentada no centro da visão.

O tratamento do Buraco Macular é possível por meio de uma cirurgia de vitrectomia pars plana, no qual é injetado um gás para gerar pressão no olho fechar a o furo na mácula.

 

Retinopatia Diabética

A Retinopatia Diabética é uma das principais condições oculares que acontecem com quem não trata a diabetes corretamente e possui uma alimentação adequada, afetando os vasos sanguíneos presentes no olho.

Na primeira fase da doença, ocorrem hemorragias nos vasos, que podem evoluir para uma neovascularização, causando cegueira devido ao surgimento de outras condições, como edema macular, hemorragia vítrea, descolamento de retina e glaucoma neovascular.

Além de uma alimentação saudável e do uso regular da insulina, a retinopatia diabética pode ser tratada por meio da fotocoagulação por raios laser, no qual há a cauterização de áreas da retina para estancar as hemorragias.

 

Degeneração Macular Relacionada à Idade

A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é uma condição no qual há um desgaste natural da mácula, em sua fase seca, podendo evoluir para a formação de vasos sanguíneos anormais em sua etapa úmida, que podem causar a cegueira.

A DMRI pode não causar nenhum sintoma na fase inicial da doença, no máximo ocasionando um embaçamento na visão, porém, ela pode evoluir para o aparecimento de uma mancha na visão central em sua fase úmida.

 


 

ONDE TRATAR DOENÇAS DE RETINA EM CURITIBA?

As condições para retina podem ser tratadas através do Dr.Alexandre Grandinetti, oftalmologista há mais de 15 anos, com mais de diversas palestras em congressos nacionais e internacionais em seu currículo, grande parte delas falando sobre condições relacionadas à retina.

Dr. Grandinetti também é membro de diversas associações, como:

– Associação Paranaense de Oftalmologia;

– Conselho Brasileiro de Oftalmologia;

– Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo;

– American Society of Cataract and Refractive Surgery;

– American Society of Retina Specialists;

– American Academy of Ophthalmology.

 

Marque o seu horário pelo telefone (41) 3310-4284 ou (41) 3310 4240.

Venha fazer uma visita no endereço: Rua Coronel Dulcídio, 199 – Batel – Curitiba – Paraná.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *