cirurgia de retina em curitiba

Cirurgia de Retina em Curitiba: O que é, quando é necessário, tipos de cirurgias de retina

Descubra mais sobre os tipos de Cirurgia de Retina e em quais situações elas são geralmente escolhidas.

Injeção Intravítrea (“dentro do olho”) – Cirurgia de Retina em Curitiba

Nos últimos anos, surgiram novos remédios muito úteis para tratar de doenças da Retina. Foi estudada a concentração apropriada para a injeção intravítrea, com o objetivo de oferecer maior concentração “dentro do olho” (intravítrea). Além de reduzir os efeitos colaterais sistêmicos na hipótese dessas medicações serem injetadas intravenosamente.

injeção intravítrea em curitiba

Dessa forma, consegue-se por esta via de administração o efeito máximo pretendido da medicação com reduzidos ou ausentes efeitos adversos sistêmicos.

Nos dias de hoje, essa Cirurgia de Retina em Curitiba está bastante difundida pelo mundo, sendo realizado milhares delas diariamente para tratar as mais diversas doenças da Retina.

Introflexão Escleral – Cirurgia de Retina em Curitiba

A cirurgia de introflexão escleral ainda é amplamente utilizada nos dias de hoje, sozinha ou associada a vitrectomia posterior. Esta Cirurgia de Retina tem a função de se suturar ao redor do olho um segmento composto de silicone buscando que ele bloqueie todas as roturas que causaram o descolamento de Retina.

Introflexão Escleral em curitiba

Este componente introflexor tem a finalidade de alterar os vetores de força do interior do olho, propiciando com que a Retina retorne na sua posição habitual e “cole”.

Retinopexia Pneumática – Cirurgia de Retina em Curitiba

Alguns Descolamentos de Retina Regmatogênciose formam devido a pequenos buracos ou roturas na região superior do olho, sendo o momento que este procedimento pode ser realizado.

Esta Cirurgia de Retina em Curitiba é realizada aplicando uma certa quantidade de gás dentro do olho para que este bloqueie o buraco ou a rotura da Retina, impossibilitando a passagem de líquido por ele, e com isso propiciando a resolução do descolamento.

retinopexia pneumática

A rotura ou buraco pode ser selado realizando a crioterapia antes da injeção de gás, ou pode ser feito a laser após resolver o descolamento de Retina.

O tempo que o gás vai permanecer dentro do olho dependendo do tipo e da quantidade de gás injetado. Depois da injeção do gás, ele será absorvido pelo próprio organismo, no entanto, o paciente não pode viajar para locais de altas altitudes. Esse gás pode se expandir, fazendo com que a pressão do olho aumente.

Na Cirurgia de Retina em Curitiba, a pessoa tem que permanecer em uma determinada posição, conforme a orientação médica pelo tempo estabelecido a adequada cicatrização e aplicação da Retina.

Caso a Retina não reaplique com este tipo de técnica, então será necessário a realização de introflexão escleral ou vitrectomia pars plana.

Vitrectomia Posterior – Cirurgia de Retina em Curitiba

Usualmente, a Cirurgia de Retina de Vitrectomia Posterior é referida como Vitrectomia Pars Plana. Esta técnica cirúrgica avançou bastante com o passar do tempo, e tem sido largamente usada para tratamento de alguns tipos de descolamento de Retina e outras doenças de Retina.

A Vitrectomia Posterior constitui-se na realização de pequenas incisões na parede anterior do olho, introduzindo instrumentos dentro do olho.

Vitrectomia Posterior curitiba

Primeiro, deve-se remover o vítreo do interior do olho usando um instrumento que corta o vítreo e o absorve ao mesmo tempo. Em seguida, dependendo do tipo e a causa do descolamento ou da cirurgia, outros instrumentos podem ser introduzidos (como tesoura, pinça, laser etc.). Outros procedimentos podem ser feitos (por exemplo, excisão de tração, troca fluido-gasosa, injeção de óleo de silicone dentro do olho etc.)

Todos esses procedimentos descritos acima são escolhidos de acordo com o critério do cirurgião especialista em Retina objetivando facilitar e potencializar a reaplicação da Retina.  É de extrema importância manter a cabeça conforme solicitado pelo médico para ter um melhor resultado cirúrgico.

Cirurgia de Retina em Curitiba

 

Para maiores informações, entre em contato com o Dr. Alexandre Grandinetti, médico especialista em cirurgias de retina na cidade de Curitiba – PR.

Para agendar sua consulta, clique no botão do Whatsapp logo abaixo.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *