retinopatia da prematuridade tratamento em curitiba

O que é Retinopatia da Prematuridade?

A retinopatia da prematuridade é uma doença que atinge os recém nascidos prematuros.

A prematuridade é a principal causa da doença. Recém-nascidos com 32 ou menos semanas de gestação se encontram neste grupo de risco. Outros fatores seriam o peso muito baixo (abaixo de 1500 g), falta ou excesso de oxigênio, falta de vitamina e dificuldades respiratórias (apnéia), além de bradicardias frequentes.

Percebe-se que quanto mais fraco o bebê, maior são as chances de ser diagnosticado a doença.

Outras doenças que podem estar relacionadas ao aparecimento da retinopatia da prematuridade são astigmatismo, miopia, deslocamento da retina, nistagmo, estrabismo, diplopia e ambliopia.

Além da prematuridade, também existe uma predisposição genética que leva à retinopatia da prematuridade.

É devido a todas essas complicações, que é recomendado a realização de um exame oftalmológico durante as primeiras semanas de vida. Quanto antes , menor as chances de complicações no futuro.

Tratamento da Retinopatia da Prematuridade

O tratamento pode variar muito com o estágio da doença. Dependendo do caso, pode-se fazer uma fotocoagulação retiniana (tratamento dos vasos sanguíneo à laser), lensectomia (lente ocular para restaurar a visão), uso de medicamentos intra-vítreos e a vitrectomia. Para caso, é necessário uma análise do oftalmologista para a melhor indicação de tratamento.

Para maiores informações, entre em contato com Dr. Alexandre Grandinett, médico especialista em retina em Curitiba.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *