tratamento da DMRI em Curitiba

DMRI Úmida: Causas, sintomas e tratamento em Curitiba

A DMRI (Degeneração Macular relacionada à Idade) é uma enfermidade degenerativa (ocasiona perda de visão gradativa) causada pelo avanço da idade, que atinge a região da mácula. A mácula é uma parte do olho localizada na retina, responsável pela visão central e percepção de cores e detalhes. Na DMRI, a visão direta é afetada, enquanto a periférica permanece normal.

A DMRI do tipo úmida é uma fase mais agressiva da DMRI. O único tipo de DMRI que possui tratamento, causa uma piora abrupta da visão, e atinge cerca de 10% das pessoas com a condição. É caracterizada pelo surgimento de vasos sanguíneos anormais (neovasculação) na retina. Por serem frágeis, os vasos podem se romper e extravasar sangue e fluidos que podem cobrir a região da mácula, afetando a visão. Por se tratar de um vazamento de fluidos, é chamada de úmida.

Causas da DMRI Úmida

A partir de certa idade, em alguns indivíduos, começa a existir o acúmulo de moléculas amareladas no fundo do olho, formando pequenos pacotes perto da região da mácula. Conhecidas como drusas, elas podem ser a causa de crescimento anormal de vasos sanguíneos nessa parte do olho.

Quando as drusas se acumulam de forma exagerada, elas podem prejudicar os vasos sanguíneos presentes na mácula, e isso pode causar a liberação de uma proteína chamada VEGF. A VEGF é responsável pela restauração e estímulo de produção de vasos sanguíneos, e como as drusas presentes exigem uma liberação contínua da proteína, os novos vasos começam a atrapalhar. É o processo conhecido como neovascularização, onde os vasos são mais fracos e causam hemorragias, prejudicando a mácula e causando perda da visão.

Tratamento da DMRI Úmida em Curitiba

O tratamento da DMRI tipo úmida em Curitiba pode ser feito, em seu estágio inicial, com medicamentos anti-VEGF através de injeções intraoculares. O tratamento pode ajudar, em alguns casos, na recuperação da visão e geralmente impede a progressão contínua da doença.

A quantidade e a frequência de injeções variam de caso para caso, dependendo da avaliação e indicação do médico oftalmologista.

Em Curitiba, Dr. Alexandre Grandinetti é referência no tratamento de DMRI.

Atende em moderno consultório anexo ao HOP (Hospital de Olhos do Paraná), e conta com estrutura completa para consultas, exames e cirurgias.

Entre em contato conosco para maiores informações e agendamentos de consultas pelo telefone. Clique no botão abaixo para falar com a equipe do Dr. Alexandre.

CLIQUE AQUI PARA AGENDAR SUA CONSULTA

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *