A mácula é a região mais nobre da retina, responsável pela visão central e que tem a maior concentração de fotorreceptores (cones e bastonetes).

É na fóvea, região central da mácula, que ocorre o buraco de mácula.

O que é o Buraco Macular?

Na retina do olho existe uma região central chamada de mácula. Esta região é responsável pelas cores e detalhes da visão.

O buraco macular é uma doença que desenvolve um 'buraco' na região da mácula, causando a redução visual.

Como o Buraco Macular se Desenvolve?

A causa da formação do buraco macular não é totalmente compreendida ainda, porém teorias sugerem que o buraco da mácula pode ser ocasionado pela força exercida pelo vítreo. Conforme a idade avança, o vítreo torna-se mais liquefeito e ganhar mobilidade dentro do olho, proporcionando trações na região macular, favorecendo para que o buraco macular se desenvolva.

Outros fatores também podem estar relacionados ao desenvolvimento do buraco macular, entre eles:

  • Fatores relacionados à alta miopia
  • Exposição solar acentuada
  • Trauma ocular contuso 

Sintomas do Buraco Macular

Os sintomas mais comuns do buraco macular são:

  • Perda de visão de longe
  • Dificuldade para ler
  • Mancha acinzentada no centro da visão

É comum o paciente não perceber precocemente o buraco macular quando acomete apenas um dos olhos, isto por que, o outro olho acaba por compensar a perda de visão do olho que está acometido. Geralmente o paciente só nota o problema quando ocorre a diminuição significativa da visão.

Diagnóstico de Buraco Macular

Para o diagnóstico da doença é necessário realizar os exames de tomografia de coerência óptica e angiografia de retina.

buraco macular tratamento em curitiba
Buraco Macular constatado por Tomografia de Coerência Óptica

Tratamento e Cirurgia para Buraco Macular

O tratamento para o buraco macular é feito através da cirurgia Vitrectomia Pars Plana onde é introduzido um gás dentro do olho, com o objetivo de aliviar as forças tracionais exercidas na mácula, permitindo o fechamento do buraco macular.

Para que o gás possa fechar o buraco macular, o paciente precisará ficar por aproximadamente 2 semanas voltado com os olhos para o chão, para potencializar o efeito do gás.

O gás permanecerá no interior do olho por um período de 1 a 2 meses, e durante este período o paciente irá enxergar uma mancha escurecida na região inferior do campo visual. Durante este tempo, o gás será absorvido pelo organismo, que irá produzir o líquido para repor o gás, e com isso o buraco macular será fechado.

Durante o período em que o paciente estiver com o gás no interior do olho, este não poderá, de forma alguma, viajar de avião, poisa a pressão do olho pode subir a níveis que tragam danos irreversíveis à visão do paciente.

 

tratamento em Curitiba para buraco de macula na retina

Agendamento de Consultas