tratamento de retinopatia diabetica especialista em curitiba

Retinopatia Diabética – Tratamento para Retinopatia do Diabetes em Curitiba

Retinopatia Diabética Curitiba

A RETINOPATIA DIABÉTICA é uma complicação comum de pacientes que tem Diabetes seja tipo I ou II, é caracterizada por afetar o fundo do olho (Retina) e pode levar a perda definitiva da visão, sendo considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) a maior causa de cegueira em pessoas jovens no Mundo.

A Retina é uma parte muito importante para a visão, está localizada no fundo do olho, é um tecido altamente vascularizado e com células fotossensíveis, ou seja, capazes de transformar sinais luminosos em impulsos elétricos que serão posteriormente decodificados pelo cérebro, formando as imagens. É um sistema muito complexo e sensível, que depende de vários fatores para seu bom funcionamento.

A falta de controle da diabetes aumenta a presença de glicose na corrente sanguínea, que provoca alterações circulatórias nos vasos sanguíneos presentes no fundo do olho como:

  • Perda do tônus vascular
  • Alteração do fluxo sanguíneo
  • Aumento da permeabilidade vascular
  • Extravasamento e edemas Obstrução vascular
  • Neovascularização (surgimento de novos vasos sanguíneos, mais finos e frágeis).

Todas essas alterações vasculares acontecem aos poucos e são assintomáticas, ou seja, não apresentam sintomas, mas quando o paciente percebe os primeiros sinais em sua visão, já existe um grau de comprometimento significativo.

Por isso é fundamental procurar um oftalmologista especializado em retina em Curitiba, para diagnosticar com precisão se existe algum problema visual causado pela diabetes.

Tratamento da Retinopatia Diabética em Curitiba

Dr. Alexandre Grandinetti é especialista em tratamento de doenças de retina, atua em moderno consultório localizado na região central de Curitiba. Entre em contato conosco para saber mais sobre os exames para diagnóstico e tratamentos para a retinopatia diabética em curitiba.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *