tratamento catarata infantil curitiba

Catarata infantil — tratamento especializado em Curitiba

A catarata é comumente associada a pessoas com mais de 50 anos de idade, porém, existem várias formas de doença se manifestar, podendo ser diagnosticada também em crianças.

Quando encontrada logo após o nascimento ela é chamada de catarata congênita, e seu tratamento deve ser realizado o quanto antes, para reduzir os impactos negativos na visão, sendo uma das maiores causas de cegueira evitável em crianças.

Muitas vezes a causa está relacionada a doenças durante a gestação, como rubéola, citomegalovírus, outras infecções e fatores genéticos.

Até os três meses de vida a visão ainda está em desenvolvimento, e é o momento ideal para a catarata ser diagnosticada, para evitar maiores problemas na acuidade visual do bebe que irá refletir até a vida adulta.

O teste do olhinho é obrigatório em todas as maternidades, e é uma forma de realizar o diagnóstico da doença. O Dr. Alexandre Grandinetti explica que a própria mãe, quando realiza os cuidados diários já percebe algo diferente dentro do olhinho do filho(a), sendo comum aparecerem no consultório mães relatando que perceberam uma coloração diferente nos olhos da criança, e em muitos casos a suspeita estava certa.

A doença também pode afetar crianças maiores com 2, 3, 4 anos de idade ou maiores. Os fatores são diversos, tais como traumas oculares, doenças genéticas, inflamações e o uso inadequado de corticoides.

Os principais sintomas da catarata infantil são:

· BAIXA VISÃO
· EMBAÇAMENTO DA VISÃO
· DIFICULDADE PARA ENXERGAR
· DIFICULDADE PARA RECONHECER ROSTOS ou para ver TV
· Em muitos casos nota-se a presença da doença em fotografias, quando percebem um reflexo branco nos olhos da criança.

QUAL O TRATAMENTO PARA A CATARATA INFANTIL?

Seja catarata congênita ou infantil, o melhor tratamento geralmente é a cirurgia, que irá remover o cristalino afetado. A lente intraocular poderá ou não ser implantada imediatamente, dependendo de cada caso.

Quando procurar ajuda?

É preciso procurar ajuda especializada assim que os sintomas forem percebidos, neste caso quanto antes se realizar a intervenção cirúrgica e o devido acompanhamento oftalmológico melhor.

Cirurgia de Catarata em Crianças em Curitiba

Dr. Alexandre Grandinetti tem grande experiencia em cirurgia de catarata infantil em Curitiba, sendo um dos médicos com mais cirurgias realizadas em crianças no estado do Paraná.

Para maiores informações e agendamento de consultas, ligue:

(41) 3310-4284
(41) 3310 4240

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *