retinopatia diabetica causa cegueira

Retinopatia diabética – Um risco silencioso aos olhos de quem tem diabetes e que pode levar à cegueira

Retinopatia diabética é maior causa de cegueira no Mundo em pessoas jovens

Muitas pessoas não sabem mas a diabetes quando não controlada pode afetar a visão e causar cegueira irreversível. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) a Retinopatia Diabética é a maior causa de cegueira em pessoas em idade produtiva.

Dados do Ministério da Saúde indicam que existem 13 milhões de brasileiros com Diabetes tipo 1 e 2. Deste universo estima-se que 90% dos pacientes com tipo 1 e 60% dos pacientes com tipo 2 podem desenvolver a RETINOPATIA DIABÉTICA que prejudicará a visão se não for devidamente tratada.

Ao contrário do que muitos pensam a RETINOPATIA DIABÉTICA não é uma doença ligada a IDADE, adolescentes e jovens adultos podem desenvolver a doença, caso tenham um mal controle da diabetes.

A RETINOPATIA DIABÉTICA atinge a visão devido ao acumulo de resíduos dentro dos vasos sanguíneos do fundo do olho, que pode entupir ou enfraquecer os vasos sanguíneos que irrigam a retina, ocasionando danos irreversíveis ao fundo do olho.

Leita também:

O que é a retinopatia diabética

A retina é uma parte muito importante da visão pois é nessa região que a luz é transformada em impulsos elétricos e levada para o cérebro decodificar, a retina fica no fundo do olho e é composta por milhares de células fotossensíveis. O excesso de açúcar por um longo período deteriora os valos sanguíneos da retina, que possibilita o vazamento de sangue e fluido para dentro da retina, o chamado EDEMA MACULAR. Como consequência, o paciente com RETINOPATIA DIABÉTICA pode sentir que a visão está embaçada e essa condição pode piorar até a perda parcial ou total da visão.

A doença é chamada de silenciosa porque seu progresso é lento e assintomático, quando surgem os primeiros sintomas a doença já está em estágio avançado. Por isso o paciente diabético precisa realizar acompanhamento com seu oftalmologista regularmente, realizando exames de fundo de olho, para saber se a saúde ocular está regular. O controle da diabetes é a principal forma de prevenir a RETINOPATIA DIABÉTICA.

 

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *