A retinopatia da prematuridade é uma doença ligada ao desenvolvimento da vascularização da retina. Esta patologia ocorre em bebês que nascem prematuros. Nestes casos, a vascularização da retina ainda não se desenvolveu completamente, e o desenvolvimento fora do ambiente uterino pode levar a alterações que podem destruir a estrutura do globo ocular, causando a cegueira. A retinopatia da prematuridade é uma das principais causas mundiais da cegueira infantil.

Segundo Dr. Alexandre Grandinetti,quanto menor o tempo de gestação e menor peso ao nascimento, maiores são os riscos de aparecimento da doença e sua gravidade, principalmente em nascimentos com tempo inferior a 30 semanas e 1500 gramas. Prematuros com problemas cardio-respiratórios no período neonatal tem mais probabilidade de desenvolver a doença.

O encaminhamento para o pediatra deve ocorrer nas primeiras semanas de vida, além disso, deve-se buscar oftalmologistas qualificados para que o possível diagnóstico e tratamento sejam feitos adequadamente. Os exames devem ser feitos entre a quarta e sexta semana de vida do bebê e o acompanhamento deve ocorrer até a formação completa dos vasos ou até a regressão total da doença.

Se a doença estiver em estágio avançado será necessário a realização de crioterapia ou tratamentos com fotocoagulação a laser que fazem com que a progressão da doença seja paralisada. As cirurgias são recomendadas a partir do quarto estágio da doença e deve ser realizadas por profissionais com experiência neste tipo de procedimento, no entanto, a probabilidade de problemas visuais e cegueira aumentam.

Para prematuros e para bebês que tiveram a regressão espontânea, o oftalmologista estabelecerá a frequência do acompanhamento, mas normalmente são necessárias visitas anuais, pois, nestes casos, há riscos de surgimento de outros problemas visuais como estrabismo e diferenças de grau entre os olhos. A melhor maneira de prevenir as sequelas desta doença é a prevenção, por isso peça ao seu médico o exame da doença.

Entre em contato conosco para saber mais sobre a retinopatia da prematuridade e como diagnosticá-la antecipadamente e realizar o tratamento se necessário.

Tratamento para Retinopatia da Prematuridade em Curitiba

oftalmologista de dmri alexandre grandinetti
Dr. Alexandre Grandinetti

Em Curitiba, Dr. Alexandre Grandinetti realiza o tratamento para algumas das principais doenças oculares que ocorrem na infância e adolescência. Entre as doenças tratadas estão a catarata congênitaretinopatia da prematuridadedescolamento de retina e doença de coats. As consultas e tratamentos podem ser realizadas pelos principais convênios. Entre em contato conosco para mais informações.

Rua Coronel Dulcídio, 199 – Batel – Curitiba – Paraná | Cep. 80.420-170

Telefone: (41) 3310-4284

Telefone: (41) 3310 4240

Whatsapp: (41) 991 732 025

retinopatia da prematuridade em curitiba teste o olhinho

Agendamento de Consultas




Tags: Doenças de retina em bebês que nascem prematuros, retinopatia em bebê recém nascido, cegueira infantil, bebê prematuro pode desenvolver doenças de retina,
cura para doença de olhos do bebê, teste do olhinho