Principais doenças de retina e tratamento em Curitiba

Principais doenças da Retina – Tratamento em Curitiba

Localizada no fundo do globo ocular, a retina é uma membrana fina e flexível que tem a função de captar e transmitir as imagens recebidas pelo olho para o cérebro, enviadas através do nervo óptico. Confira abaixo as principais doenças que acometem a retina (clique no link para saber mais detalhes sobre cada uma delas):

Degeneração Macular de Retina Relacionada à Idade (DMRI) – Doença de Retina

A DMRI é uma doença degenerativa que afeta a parte central da retina, responsável pela nossa visão de nitidez. A degeneração macular não possui sintomas nos estágios iniciais, apresentando distorção e manchas escuras na visão conforme a doença evolui.

Retinopatia Diabética – Doença de Retina

Um dos problemas que podem surgir devido aos índices de diabetes é a retinopatia diabética, que faz os vasos sanguíneos acumularem fluído, inchar e ocasionar o surgimento de neovasos, causando o embaçamento na visão, o surgimento de manchas escuras no campo visual e, se não tratado por um oftalmologista, pode comprometer permanentemente a visão.

Retinopatia da Prematuridade – Doença de Retina

Geralmente, o desenvolvimento da retina nos bebês é realizado durante a gravidez. Porém, em caso de crianças que nasceram prematuramente, a retina pode se desenvolver de forma irregular, causando a retinopatia, que é a principal causa de cegueira infantil.

Descolamento da Retina – Doença de Retina

Quando a retina se desprende do globo ocular, há a perda de nutrientes na região, formando o aparecimento de flashes luminosos, embaçamento da visão, sensação de moscas na vista e, se não tratada a tempo, podendo causar cegueira.

Buraco Macular – Doença de Retina

No centro da retina localiza-se a mácula, responsável pelas cores e pelos detalhes da visão. Com o avanço da idade, pode surgir um buraco crescente na mesma, ocasionando dificuldades para ler, distorção das imagens e visão dupla.

Membrana Epirretiniana – Doença de Retina

Trata-se de uma fina camada que pode se formar ao redor da mácula, causando distorção das imagens e diminuição progressiva da visão.

Tratamentos de Retina em Curitiba

Para maiores informações entre em contato com Dr. Alexandre Grandinetti.

Especialista em Cirurgia de Catarata, Retina e Vítreo (CRM 19.607)

Agendamento de Consultas:

Telefone: (41) 3310-4284
Whatsapp: (41) 99173-2025

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *