descolamento de retina curitiba

Descolamento da retina afeta o ator Wagner Moura, entenda mais o que é

Em 2014 o ator Wagner Moura, famoso por personagens como Capitão Nascimento e mais recentemente pela séria Narcos, realizou uma cirurgia de emergência para tratar um descolamento de retina, mais recentemente o ator fez uma cirurgia de Catarata.

Primeiro é importante explicar o que é a Retina, o Dr. Alexandre Grandinetti (CRM 19607), explica que a retina fica localizada no fundo olho e é composta por células fotossensíveis que captam a luz e transformam em sinais elétricos que serão enviados para o cérebro através do nervo óptico, e posteriormente a informação será decodificada e a imagem formada.

Portanto a retina é a parte responsável pela visão, um tecido muito vascularizado com uma função muito complexa.

O descolamento de retina é quando o tecido da retina se desloca do olho e fica “solto”, como o olho é preenchido por um liquido chamado humor vítreo a retina não se solta totalmente, e pode ser recolocada no lugar, porém isso depende da gravidade do descolamento e por quanto tempo o paciente ficou sem atendimento especializado, nesses casos é muito importante um atendimento emergencial eficaz, que faça o diagnóstico e o tratamento de forma imediata.

descolamento de retina curitiba

 

Os sintomas do descolamento de retina:

• Flashes de luz
• Parte da visão totalmente escura
• Visão totalmente escura subitamente
• Manchas na visão
• Manchas flutuantes na visão
• Moscas volantes
• Sombra na visão

O tratamento do descolamento de retina é cirúrgico, é necessário uma intervenção para recolocar a retina no lugar, geralmente o procedimento realizado se chama vitrectomia, outro procedimento que pode ser utilizado é retinopexia.

descolamento de retina curitiba

Resultado da cirurgia

O resultado da cirurgia depende da gravidade do descolamento, do tempo que demorou para o procedimento ser realizado, da idade do paciente, da saúde do paciente, entre outros fatores. Por isso não é possível precisar o resultado da cirurgia, em muitos casos a visão pode não ser afetada, mas em outros casos pode-se perder parcial ou totalmente a visão. Por isso a recomendação é o paciente buscar o mais rápido possível atendimento por oftalmologista especializado em retina, conhecido também com o retinólogo.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *