O que é Retinopatia Diabética?

A retinopatia diabética é uma doença complexa e progressiva que afeta os vasos sanguíneos dos olhos. É responsável por cerca de 10-15% dos casos de cegueira legal que surgem ao ano. Ocorre tanto em pacientes com diabetes do tipo I como do tipo II.

Quais são os tipos de Retinopatia Diabética?

A doença pode ser caracterizada em 2 tipos:

  • Não proliferativa
  • Proliferativa

retinopatia diabetica tratamento em curitiba

Retinopatia diabética não proliferativa

A Retinopatia diabética não proliferativa é a fase inicial da doença e é geralmente assintomática. Alguns pacientes podem apresentar edema de mácula que leva a um embaçamento visual.

Retinopatia diabética proliferativa

A Retinopatia diabética proliferativa é a fase mais tardia e grave. Pode levar a perda visual importante por edema macular, hemorragia vítrea, descolamento de retina e glaucoma neovascular.

Todo paciente diabético precisa de um acompanhamento cuidadoso por médico oftalmologista para que sejam identificadas e tratadas no tempo certo as alterações desta doença e se diminua o risco de perda visual severa.

Causas da Retinopatia Diabética

A doença causadora da Retinopatia Diabética é a Diabete Mellitus, uma vez que o corpo não consiga processar corretamente os alimentos e a deficiência de insulina produzida.

Grupos de risco

Portadores de diabetes possuem cerca de 25x mais chances de perder a visão, do que as pessoas que não portam a doença. Em média 75% dos portadores de Diabetes há mais de 20 anos desenvolvem a Retinopatia Diabética.

Tratamentos para Retinopatia Diabética

A principal forma dos portadores de Diabetes Mellitus evitar a Retinopatia Diabética é tomando os cuidados para a evolução da doença, tais como:

  • Utilização adequada de insulina
  • Dieta equilibrada
  • Utilização de pílulas hipoglicemiantes

Entre outros que são prescritos pelo endocrinologista responsável por tratar da Diabetes Mellitus.

O tratamento para a Retinopatia Diabética pode ser feito utilizando a Fotocoagulação por raios laser. Este procedimento visa a cauterização de áreas da retina, utilizando-se raios laser para realizar a cauterização, na tentativa da prevenção de hemorragia.

É recomendado que o tratamento seja feito logo no início da doença, para obter resultados satisfatórios e para evitar a evolução da doença.

retinopadia diabetica curitiba

Agendamento de Consultas