O que são moscas volantes?

As moscas volantes (floaters ou pontos flutuantes) aparecem sob a forma de pequenas manchas ou pequenas nuvens que parecem estar em frente a vista, dando a impressão de haver moscas voando, por isso a doença recebe o nome de 'moscas volantes'. Elas podem ser observadas pelo portador da doença ao olhar para para uma parede de cor clara, para o céu ou qualquer outro ambiente de fundo claro.

As moscas volantes são células presentes no corpo corpo vítreo que preenche o interior do olho. Apesar de dar a impressão de que estão à frente da vista, na verdade os objetos estão no interior do olho, e podem ser observados como pontos, linhas, círculos, teia de aranha, entre outros dependendo dos corpos presentes.

Qual a causa das moscas volantes?

Geralmente moscas volantes surgem através do descolamento do vítreo posterior, que pode estar ligado ao processo de degeneração relacionada ao envelhecimento. O processo resulta na contração do gel vitreo que resultam na formação de filamentos dentro do olho.

O descolamento resultando nas moscas volantes também pode ocorrer nos seguintes casos:

  • Cirurgia de Catarata anterior
  • Inflamação ocular
  • Pessoas míopes

Caso ocorra o aparecimento súbito de moscas volantes e se associado à flashes luminosos, é importante buscar um especialista na área para realizar o diagnóstico, pois pode estar relacionado a outros problemas.

Tratamento para Moscas Volantes

Em alguns casos, não há necessidade de tratamento para moscas volantes. Com o passar do tempo, grande parte acabam sumindo, trazendo mais conforto para a visão.

No caso de grandes quantidades que dificultam a visão, trazendo grande desconforto,  a remoção das opacidades vítreas pode ser realizada, através de procedimento cirúrgico, conhecido como vitrectomia via pars plana.

Há casos também onde o descolamento vítreo pode ocasionar lesões na retina, é necessário o acompanhamento junto ao oftalmologista, que poderá indicar o tratamento que visa a aplicação de laser para bloquear a lesão. Em situações em que ocorre a evolução da doença para o descolamento de retina, é indicada a cirurgia para a correção e evitar maiores complicações.

tratamento para moscas volantes em curitiba

Agendamento de Consultas