A retina não possui nenhum elemento que a deixe fixada ao globo ocular. O vítreo, substância transparente e com aspecto gelatinosa que está situada entre a retina e o cristalino, é que mantém a retina na posição adequada e lhe permite estar em contato com outras estruturas que lhe garantem a nutrição (nutrientes e vasos sanguíneos) e suporte.

O descolamento da retina ocorre quando há o desprendimento dessa estrutura no interior do globo ocular. A separação da retina cessa o fornecimento necessário de nutrientes, que ocasiona a degeneração celular e rapidamente pode evoluir para um quadro de perda da visão.

O descolamento de retina é uma urgência médica e precisa ser tratado o quanto antes. Os sintomas comuns do descolamento de retina são flashes luminosos, visão embaçada, moscas volantes (impressão de ver insetos voando), entre outros.

Procure um médico oftalmologista ao notar quaisquer sintomas de alteração visual. Em nosso consultório tratamos todos os problemas relacionados a descolamento de retina.

descolamento de retina tratamento em curitiba

Causas do descolamento de retina por idade

O descolamento pode ocorrer devido a ruptura entre o globo ocular e a retina, este tipo de descolamento é chamado de regmatogênico.

O descolamento também pode ocorrer pela tração exercida na região da retina, devido a alterações no vítreo que com o passar da idade vai tornando-se mais fluído. Este tipo de descolamento recebe o nome de descolamento de retina regmatogênico ou descolamento tradicional.

Pode ocorrer ainda o descolamento provocado por doenças inflamatórias (chamado de descolamento exsudativo) ou tumores, que possibilitam a acumulação do fluido sobre a retina.

Fatores de risco que favorecem o descolamento da retina

O descolamento pode ocorrer independente da idade do paciente, entretanto costuma ser mais comum após os 40 anos. Entre os fatores de risco, destacam-se:

  • Cirurgia de Catarata anterior
  • Glaucoma
  • Alto grau de Miopia
  • Diabetes
  • Trauma ocular
  • Fatores genéticos
  • Idade (degeneração do vítreo)

Sintomas do descolamento de retina

Há ausência de dor quando ocorre o descolamento de retina. Entre os principais sintomas da doença, destacam-se:

  • Visão embaçada e turva
  • Moscas volantes
  • Fotopsias (flashes luminosos)
  • Sombra na visão, podendo ser central ou periférica

Diagnóstico

O diagnóstico é feito através dos exames:

  • Oftalmoscopia indireta
  • Mapeamento da retina
  • Ultrassom ocular

Em nossa clínica de tratamento de retina localizada em Curitiba, realizamos todos estes exames e o tratamento adequado.

Tratamento de Deslocamento de Retina

O tipo de tratamento a ser utilizado depende da gravidade e tipo do deslocamento da retina. 

Nos casos onde não ocorreu inflamação do vítreo, os tratamentos indicados são a fotocoagulação com laser e criopexia. O intuito destes tratamentos é favorecer a cicatrização para impedir a passagem do vítreo.

Em casos onde houve inflamação do vítreo, o procedimento cirúrgico é indicado, para realizar a vedação do canal por onde passa o vítreo. O tipo de procedimento operatório a ser utilizado vai depender de cada caso. Eles podem ser:

Vitrectomia

A vitrectomia é utilizada para o tratamento de diversas doenças da retina, entre elas casos de descolamento. O procedimento consiste em realizar microincisões, onde são introduzidos pequenos instrumentos especiais que visam corrigir e recolocar a retina no lugar.

Retinopexia

A retinopexia consiste inicialmente em drenar o líquido da retina deslocada e então realizar um implante de silicone para aproximar as partes da retina, permitindo sua aderência. O procedimento feito de maneira correta é seguro permite a recuperação da visão.

Retinopatia Pneumática

A retinopatia pneumática consiste na injeção de gás especial na região ocupada pelo vítreo. O gás tem o objetivo de exercer pressão na área descolada, interrompendo a passagem do gel pela região descolada. Com o passar um ou dois meses, o organismo irá reabsorver o gás e repor o gás com líquido produzido pelo próprio corpo. Este é um procedimento seguro e que traz ótimos resultados.

Em grande parte dos casos de descolamento de retina, um único procedimento cirúrgico é suficiente para a correção e recolocação da retina no lugar. Entretanto, em alguns casos é necessário que sejam realizados mais de um procedimento cirúrgico, ou ainda, que seja realizado mais de tipo de tratamento.

Pós-operatório

O paciente deverá após o procedimento cirúrgico utilizar curativo no olho operado durante alguns dia. Viagem de avião, prática de esportes e movimentos forçados também são desaconselhados durante os primeiros dias.

Em alguns casos a visão pode não ser recuperada integralmente, dependendo do grau do deslocamento da retina.

descolamento de retina tratamento curitiba

Agendamento de Consultas