O que é a degeneração macular de retina relacionada à idade?

A DMRI é uma doença que degenera a retina gradualmente, ocasionando perda progressiva da visão central. A degeneração macular é a causa mais comum de casos de perda de visão em pessoas acima de 50 anos. Estimativas indicam que mais de 10 milhões de pessoas, apenas nos EUA, possuem DMRI ou encontram-se em risco substancial para o desenvolvimento da doença.

tratamento de degeneração macular em curitba

Quais são os sintomas da degeneração macular relacionada a idade?

O sintoma inicial da DMRI é a visão central embaçada, que pode ser percebida principalmente na leitura, costura e outras atividades que exijam o foco da visão.  Também pode ocorrer de as linhas retas apresentarem distorção ou deformidade. Conforme a doença avança na mácula alguns pontos cegos se formam no campo central da visão.

Na maior parte dos portadores da degeneração macular, a doença atinge ambos os olhos, e a perda da visão depende do tipo da DMRI, que possui dois tipos:

  • Degeneração macular seca
  • Degeneração macular úmida

DMRI seca

Em média 90% casos de DMRI são do tipo seca. Este tipo de degeneração macular atinge menos a visão do que a DMRI úmida. Um dos aspectos da degeneração macular do tipo seca é uma estreita camada de células na retina sob os fotorreceptores, conhecida como membrana de Bruch.

O progresso da doença é gradual e pode levar muitos anos, e pode até não apresentar avanço entre exames oftalmológicos de rotina. Portadores de DMRI podem não chegar a ter a visão central totalmente danificada, mas em geral as atividades que exigem foco, tais como assistir TV, ler e costurar podem se tornar tarefas difíceis de serem realizadas.

DMRI Úmida

A neovascularização sub-retiniana, neovascularização de coróide ou degeneração exsudativa, nomes como são conhecidas a DMRI Úmida, é responsável por cerca de 10% dos casos de DMRI.

Na DMRI úmida, crescem sob a mácula vasos sanguíneos anormais. Através destes vasos ocorre a vasão de fluidos e sangue na mácula, e estes causam danos nas células fotorreceptoras.

Diferente da DMRI seca, a úmida geralmente progride rapidamente causando perda significativa da visão central.

degeneracao macular de retina em curitiba

Agendamento de Consultas