sintomas da catarataO termo Catarata é utilizado para designar qualquer opacificação e perda de transparência do cristalino que atrapalhe a entrada de luz nos olhos, acarretando diminuição da visão. O cristalino é a lente natural do olho e é parte importante do conjunto óptico responsável por focar as imagens na retina.

As alterações podem causar desde pequenas distorções visuais até a cegueira. A catarata pode ser congênita ou adquirida com a idade.

Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), 47,6% dos casos de cegueira do mundo são ocasionados por catarata, atingindo principalmente os idosos.

A catarata pode acometer apenas um, ou ambos os olhos, dependendo de sua causa. A catarata relacionada à idade, doença sistêmica ou ao uso de corticosteroides sistêmicos, geralmente é bilateral e assimétrica, ou seja, pode estar mais avançada em um dos olhos. Poderá ser unilateral se for secundária a doença ocular, ou ao trauma do olho acometido.

Catarata tem cura?

Sim. O caso de opacificação do cristalino (catarata) pode ser revertido com cirurgia. Na cirurgia a lente natural do olho opacificada será removida. Uma lente intra-ocular será utilizada para restabelecer a visão.

Saiba mais sobre a Catarata

Entenda em mais detalhes como é a Catarata e como ela se forma, através dos vídeos abaixo.

Cirurgia de Catarata em Curitiba

Na clínica são realizadas cirurgias de catarata, cirurgia de catarata a laser, cirurgias de retina e outros procedimentos.

Agendamento de consultas e mais informações pelos telefones: (41) 3310-4284 / (41) 3310 4240

o que é catarata e como tratar

Agendamento de Consultas