Lente intra-oculares (também chamadas de LIOs) são próteses implantadas no olho durante a cirurgia de catarata para substituição do cristalino opaco para restaurar a visão.

As primeiras lentes intra-oculares eram rígidas e necessitavam de incisões grandes de mais de 7 mm, o que levava a uma recuperação visual muito lenta. A evolução tecnológica permitiu o desenvolvimento de lentes intra-oculares dobráveis que podem ser implantadas por incisões pequenas (menores de 3 mm), e que são capazes de também corrigir o Astigmatismo (lentes intra-oculares tóricas) e a presbiopia (lentes intra-oculares multifocais).

As lentes mais utilizadas são as feitas de polimetilmetacrilato ou silicone. As lentes intra-oculares são flexíveis e protegem os olhos dos raios UV.

A tecnologia atual também permite que as lentes intra-oculares corrijam problemas refrativos, desta forma com apenas um procedimento cirúrgico é possível restaurar a visão e corrigir erros refrativos.

Qual lente intraocular usar para a Cirurgia de Catarata?

A escolha da lente depende de alguns fatores, e para diagnosticar a lente ideal para cada caso, são necessários alguns exames. São eles:

  • Acuidade Visual a Laser
  • Retinografia
  • Biometria Ocular
  • Tomografia de Córnea

Em nossa clínica realizamos todos os exames necessários para o diagnostico e aconselhamento sobre a melhor lente intra-ocular.

lentes intraoculares curitiba

Por que é necessário utilizar lente intra-ocular após a cirurgia de Catarata?

A cirurgia de catarata visa a remoção do cristalino nebuloso para restaurar a visão. Após o procedimento da cirurgia, a visão não estará nitida e é necessário o implante da lente intra-ocular para restabelecer a visão. É importante estar atento ao tipo de lente que será implantada, pois lentes de baixa qualidade podem prejudicar a visão ou não trazer o resultado desejado.

Quais são os tipos de lentes intraoculares?

Existem diversos tipos de LIOs, entre elas destacam-se:

  • Lentes acomodativas
  • Lentes multifocais
  • Lentes tóricas
  • Lentes monofocais
  • Lentes artisan
  • Lentes artiflex

O médico irá, junto com o paciente, realizar os exames necessários e definir qual o melhor tipo de lente a ser utilizado.

Lente intra-ocular possui grau, assim como óculos e lentes convencionais?

Sim. O cristalino retirado no procedimento cirúrgico será substituído por lente de grau de acordo com a necessidade do paciente. A medição do grau é feita através de equipamentos para definir o grau necessário para a lente.

Lente intra-ocular é permanente ou precisa ser trocada após alguns anos?

A lente é permanente, e não há necessidade para substituição. Desta forma, é necessário utilizar lentes feitas em material de boa qualidade e que permitam conforto para o usuário.

A lente intra-ocular pode se mover dentro do olho?

As primeiras lentes intra-oculares desenvolvidas causavam este tipo de transtorno, porém as lentes mais modernas não se movem e são mais seguras.

Onde devo compras as lentes intra-oculares?

As lentes não são vendidas isoladamente. O hospital ou médico responsável por seu procedimento cirúrgico irá disponibilizar a lente, de acordo com as necessidades do paciente.

Entenda melhor os tipos de Lentes Intraoculares

As lentes podem ser do tipo Monofocal, Multifocal ou Tórica. Entenda, através dos vídeos abaixo, qual o tipo de lente-intraocular adequada para o seu caso:

Lentes Intra-Oculares em Curitiba

Na clínica do Dr. Alexandre Grandinetti são realizadas Cirurgias de Catarata, Cirurgia de Retina e outros procedimentos. Para saber mais sobre como adquirir lentes intra-oculares, entre em contato conosco.

Informações e agendamento de consultas pelos telefones: (41) 3310-4284 / (41) 3310 4240

lente intra ocular em curitiba

Agendamento de Consultas