frutas e legumes para saude ocular

Cinco alimentos que fazem bem à visão

alimentos que fazem bem para os olhosSegundo o oftalmologista Dr. Alexandre Grandinetti, alguns alimentos podem retardar o desenvolvimento de algumas doenças oculares. Dr. Alexandre aponta a seguir cinco alimentos que podem retardar doenças oculares:

Cenouras e outros alimentos da cor laranja

Alguma vez você já deve ter escutado que a cenoura faz bem para a visão. Esta é uma verdade e não vale apenas para a Cenoura. Outros legumes e frutas de cor laranja fazem bem para a visão. Alimentos naturais de cor alaranjada em geral possuem o um antioxidante natural chamado betacaroteno. Através deste antioxidante é uma forma de se obter a vitamina A, que contribui para o bom funcionamento da retina e outras partes do olho.

Além da cenoura fazer bem para a visão, também possui vitamina C em abundância, que é ótima para a saúde e outros órgãos e partes do corpo.

Brócolis, couve, espinafre e outras folhas verdes

As folhas verdes de tonalidade escura como a couve, brócolis e espinafre são fontes de antioxidantes que ajudam a proteger os olhos, minimizando os danos que são causados por radicais livres. Estas folhas possuem os antioxidantes zeaxantina e luteína, que reduzem as chances de desenvolver doenças como catarata e degeneração macular.

A zeaxantina e a luteína ajudam também a reduzir o desconforto causado por ambientes com muito brilho, equilibram o contraste visual e ajudam a fortalecer o alcance visual, facilitando a visão a longas distâncias.

Ovos

A gema do ovo contém zinco, que reduz as chances de desenvolver a DMRI.

Além disso, assim como acontecem nas folhas verde-escura, o ovo também possui zeaxantina e luteína.

Frutas cítricas e vermelhas

Tanto as frutas cítricas como as vermelhas são ricas em vitamina C, que desempenham um papel fundamental para a prevenção de doenças oculares. Estas frutas possuem antioxidantes que previnem e impedem o desenvolvimento de doenças como o glaucoma.

Peixes

Alguns peixes como o atum, truta, salmão, cavala e anchovas são fonte de ômega 3 e 6, que fazem bem para a saúde ocular e reduz o risco de desenvolvimento da DMRI, pois o ômega-3 auxilia na preservação dos vasos sanguíneos que irrigam a retina, evitando edemas e inflamações. Os peixes também contém ácido graxo, que atua na prevenção de algumas doenças como a Síndrome do Olho Seco.

Além disso, os peixes também possuem uma série de outras vitaminas e minerais que trazem benefícios para os olhos como para a saúde em geral.

Outros alimentos

frutas e legumes para saude ocularUma serie de outros alimentos também auxiliam na saúde ocular, tais como:

  • Ervilha
  • Cebola
  • Alho
  • Orégano
  • Manjericão
  • Nozes
  • Óleo de Canola
  • Sementes de linhaça
  • Chá de Hibiscus
  • Entre outros.

É importante manter uma alimentação saudável não só para a saúde ocular, mas para o bom funcionamento do organismo de forma geral. Evitar alimentos muito gordurosos e industrializados é uma ótima maneira de preservar a saúde e evitar diversas doenças.

 

Tags: alimentos que fazem bem para os olhos | cenoura faz bem para a vista? | Vitaminas essenciais para a saúde do olho | Quais alimentos devo comer para ter uma boa visão 

 

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *