terapia genética para doenças de retina em Curitiba

Avanço da terapia genética em doenças da retina em Curitiba

Com certa frequência, nos deparamos com notícias animadoras sobre os tratamentos de terapia genética para doenças oculares, sobretudo aquelas que afetam a retina.

Existe uma expectativa muito grande, entre os pacientes de doenças mais graves, sobre esses protocolos de tratamentos com células tronco.

Porém, temos que ressaltar que, apesar dos progressos nas pesquisas, ainda é preciso traçar um longo caminho para que as terapias pesquisadas estejam disponíveis para utilizarmos em escala.

Toda pesquisa médica é baseada em evidência, seguindo um rigoroso protocolo de validação dos resultados, bem como da definição da melhor abordagem.

Isso é necessário porque temos a teoria que determinado tratamento pode funcionar, mas é preciso entender qual o protocolo clínico é mais adequado para aplicar o tratamento em si.

Na prática esse é o grande desafio, transformar a teoria em realidade. Muitos estudos em andamento tiveram resultados promissores, mas esses precisam ser avaliados no longo prazo para saber se há regressão dos casos e se outros pacientes terão o mesmo benefício.

Enquanto isso novos testes são feitos até que se desenvolvam técnicas seguras para os pacientes em geral.

Dito isso, é possível que em breve novos tratamentos estejam disponíveis, mas ainda existe um certo caminho para que cheguem em escala global.

Enquanto isso, tentamos diariamente aprimorar as técnicas e tratamentos atuais, estudando cada caso clínico e utilizando a melhor tecnologia disponível.

Médico especialista em Doenças de Retina em Curitiba

Para maiores informações entre em contato com Dr. Alexandre Grandinetti.

Especialista em Cirurgia de Catarata, Retina e Vítreo (CRM 19.607)

Agendamento de Consultas:

Telefone: (41) 3310-4284

Whatsapp: (41) 99173-2025

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *